

Arteterapia em Educação e Saúde
Em Arteterapia atuou como voluntária na Escola Anália Franco em Santa Rosa e população em situação de rua. Desenvolveu dinâmicas, jogos criativos e expressão plástica com dependente químico, bem como em comunidades carentes, instituições, escolas e no CEI Itaipú com o curso de arte na arteterapia. Contratada pela Secretaria de Saúde de Queimados, desenvolveu no CAPS este trabalho com psicóticos. Criou o Projeto Arteterapia na Rede devido a situação de isolamento social que estamos vivenciando. Acredita que a Arte é o veículo para que o ser humano perceba do quanto ele é capaz, pois em qualquer tipo de expressão querendo ou não ele se coloca no produto criado. Na Educação desenvolve junto ao IME -Instituto Menezes de Educação, projetos, como: “Aprendizagem com Arte”, “Alfabetização com Arte”, capacitando professores.
No PROJETO MOSAICOS, desenvolveu através de dinâmicas com artesãos da Baixada Fluminense, Gestão sobre Direitos Humanos e Cidadania e foi facilitadora das técnicas de mosaico e marchetaria, projeto este patrocinado pela Petrobrás, tendo como proponente a Aproart Meriti (Associação dos produtores de Artesanato e Artes de São João de Meriti).
Com a terceira idade desenvolveu o Projeto Memorarte (trabalhando a memória através da arte), no SESC Niterói, SESC São João de Meriti e SESC Engenho de Dentro.
Dinamiza todo o trabalho, colocando como objetivo principal o auto conhecimento, pois a partir daí o ser humano começa a se respeitar, a se ver, tendo consciência do seu potencial e a certeza da sua missão no mundo. Além da instrução, da educação, é preciso “SER”. “SER” Humano significa estar presente em casa, na escola, no trabalho, no lazer, no mundo.
“Por isso estou aqui, ali, acolá, aonde tiver alguém querendo ver além do horizonte”.
